Quem sou eu

Minha foto
Personal Trainer, São Paulo - Brasil

Instagram

Instagram

Personal Trainer

Personal Trainer

Marcadores!

Seguidores

Força, Foco e Fé

Força, Foco e Fé

Bodyfitness

Bodyfitness

Pesquisar este blog

Tecnologia do Blogger.
29 agosto 2012

Aerobiose em Jejum fazer ou não fazer?


AEROBIOSE EM JEJUM: FAZER OU NÃO FAZER ?

Por: 
Waldemar Marques Guimarães Neto (Professor de Educação Física)
Osvaldo do Rosário Neto (Nutricionista)

"A gordura queima na fogueira dos carboidratos"! Quem nunca leu esta expressão em alguns livros ou ouviu de alguns professores¸ mestres e doutores referindo-se a ineficiência de realizar aerobiose em jejum? De uma forma geral¸ eles afirmam que a oxidação de lipídios só ocorre na presença de glicose. Após um período de jejum de aproximadamente 7-9 horas¸ segundo eles¸ não adianta realizar uma atividade aeróbica moderada para potencializar a lipólise¸ pois a reserva de glicogênio apresenta-se insuficiente para tal processo.
Em nossa experiência prescrevendo exatamente a atividade aeróbia em jejum durante quase duas década observamos justamente o contrário. Vale ressaltar que não é apenas a prática que corrobora a maior oxidação de gorduras quando o aeróbico é realizado em jejum. O pesquisador sueco Torbjorn Akerfeldt aponta ser possível solicitar três vezes mais gordura se exercitando pela manh㸠em jejum¸ comparado à mesma atividade promovida no período da tarde após as refeições. Akerfeldt ainda recomenda pelo menos seis horas em jejum antes da atividade. Nessa situação¸ acredita Akerfeldt¸ que o organismo não tenha muito glicogênio estocado para ser solicitado como fonte de energia¸ ou seja¸ teria que ir direto aos depósitos de gordura para fornecimento de energia para que se possa completar a atividade.
Desde a publicação de seus estudos na renomada¸ mas extinta Revista norte americana Muscle Midia¸ no início da década de 1990¸ utilizamos sua proposta baseando-nos na tentativa com diversos atletas do bodybuilding internacional com sucesso. Nessa época estávamos no interior do maior templo do bodybuilding radical¸ nada menos do que a Temple Gym em Birmingham no Reino Unido. Muito embora não sedimentado em estudos conclusivos nessa época¸ nos foi muito eficiente a estratégia. Devem imaginar a estranhes que nos causou presunções opostas a efetividade de tal prática! Porém alguns estudos animadores vêm sedimentando nossas experiências.
No estado alimentado¸ a fonte predominante de energia é a reserva de glicogênio hepático e muscular¸ e a maior participação dos lipídios ocorre somente após 20-25 minutos de atividade. As proteínas¸ por meio da via proteolítica¸ são responsáveis por apenas 5-15% do fornecimento de energia neste processo. Já no estado de jejum¸ devido à baixa reserva de glicogênio e conseqüente reduzida participação da via glicolítica¸ a fonte predominante de energia são as gorduras¸ por meio da beta-oxidação¸ ou seja¸ os triglicerídeos são quebrados em glicerol e ácidos graxos e este último é convertido em Acetil CoA para posterior entrada no ciclo de Krebs e oxidação (CHAMPE¸ HARVEY¸ FERRIER¸ 1996). A literatura científica comprova que durante o aeróbio em jejum a presença de glicerol e ácidos graxos livres no sangue é significativamente maior do que no estado alimentado¸ reflexo da maior participação de gorduras (BOCK¸ RICHTER¸ RUSSEL et al¸ 2005; PACY¸ BARTON¸ WEBSTER¸ GARROW¸ 1985).
No jejum¸ a participação das proteínas se mantém entre 5-15% no processo de geração de energia¸ ou seja¸ o catabolismo muscular não é intenso desde que você não exagere no tempo e utilize alguns suplementos anti-catabólicos a fim de reduzir a proteólise.
Torbjorn relatou em seus experimentos que a proteína degradada diminuiu ao invés de aumentar durante a aerobiose em jejum. Em outras palavras¸ não se experimenta catabolismo muscular¸ mesmo em jejum. Em decorrência da grande utilização de ácidos graxos como fonte de energia no aeróbio em jejum. Segundo Champe e colaboradores (1996)¸ ocorre um aumento significativo na produção de corpos cetônicos¸ responsáveis pela acidose sanguínea e conseqüente queda no rendimento¸ além de toxicidade quando presente em grandes quantidades.
O objetivo do aeróbico em jejum não é melhora de rendimento e sim maior queima de gorduras.
É importante salientar que sempre aconselhamos¸ mesmo para atletas confirmados¸ a introduzirem a aerobiose em jejum progressivamente¸ pois nem todas as pessoas se adaptam facilmente a atividades com essa natureza. Em estado de repouso¸ o organismo pode se adaptar ao jejum com certa facilidade¸ mas durante exercícios¸ a situação pode não ser tão simples. Muitas pessoas não conseguem se adaptar de forma eficiente à aerobiose em jejum e podem até desmaiar¸ reação de defesa do organismo que pode provocar danos neurais (AUER¸ 1983; DE COURTEN-MEYERS et al.¸ 2000). Portanto¸ muito cuidado ao introduzir esse tipo de proposta. Normalmente¸ recomendamos para indivíduos aparentemente saudáveis¸ iniciar com um tempo de execução em torno de oito a 10 minutos¸ adicionando mais dois minutos a cada duas sessões até chegar a um período de 20 a 40 minutos de atividade.
Mas afinal¸ qual a relação da expressão "A gordura queima na fogueira dos carboidratos?"
No interior do ciclo de Krebs¸ existe um intermediário denominado oxalacetato¸ que é um dos responsáveis pelo funcionamento adequado do ciclo e oxidação do metabólito. A glicose é o principal precursor deste intermediário¸ ou seja¸ quando as reservas de glicogênio estão reduzidas a sua produção fica comprometida e o ciclo não "gira" com perfeição¸ não oxidando as gorduras de uma forma eficaz segundo alguns doutores. Informamos aos desinformados que a glicose não é o único precursor do oxalacetato¸ a via proteolítica também tem participação em menor grau (CURI¸ LAGRANHA¸ 2003). Além disso¸ nosso organismo é inteligente o suficiente para deixar reservada uma quantidade suficiente de glicose nas reservas corporais para atividade importantes¸ ou seja¸ a glicose ainda participará da produção deste intermediário¸ em menor grau é claro. Esta menor produção de oxalacetato causará uma queda de rendimento do indivíduo¸ mas ressaltamos novamente: o objetivo não é rendimento¸ e sim a oxidação de gorduras.
Algumas dicas importantes nesta atividade referem-se à utilização de algum termogênico antes do aeróbico a fim de potencializar a lipólise¸ a ingestão de 500 ml de água para prevenir desidratação¸ pois a água drena fluidos para dentro da célula e evita a quebra protéica; e a administração de aminoácidos de cadeia ramificada anteriormente com o objetivo de diminuir o catabolismo protéico e a espera de 20-30 minutos para realizar a primeira refeição do dia após esta atividade¸ pois o organismo continua a utilizar ácidos graxos após o exercício durante este tempo.
Destaca-se ainda que outro horário satisfatório para a inclusão de trabalho aeróbio efetivo para queima de gordura seria imediatamente após a sessão de treino com pesos. Após um treino com sobrecargas¸ que irá variar de acordo com os grupos musculares treinados¸ entre 30 e 40 minutos¸ costuma-se aproveitar o tempo que falta para completar uma hora ou uma hora e pouco¸ em um cicloergômetro qualquer. Nessa atividade extra já haveria uma solicitação lipídica maior¸ porque glicogênio já fora requerido em quantidade expressiva na atividade com pesos. Salientamos que essa estratégia não é utilizada no período off season¸ a não ser que a pessoa esteja concentrando mais gordura corporal do que o esperado nessa fase da preparação.
Diante disto¸ é evidente que a aerobiose em jejum é mais eficaz com o objetivo de maior oxidação de gorduras¸ contudo¸ o indivíduo sempre deve estar atento para não exagerar no tempo¸ da intensidade e no uso prolongado desta técnica¸ afinal todo exagero na vida é desaconselhado.

REFERÊNCIAS
CHAMPE¸ P. C.; HARVEY¸ R. A.; FERRIER¸ D. R. Bioquímica Ilustrada. 4 ed. Porto Alegre: Artmed¸ 1996.
BOCK¸ K.; RICHTER¸ E. A.; RUSSEL¸ A. P. et al. Exercise in the fasted state facilitates fibre type specific intramyocellular lipid breakdown and stimulates glycogen resynthesis in humans.
768¸ 1985.
CURI¸ R.; LAGRANHA¸ C. J.; PROCOPIO¸ J. Ciclo de Krebs como fator limitante na utilização de ácidos graxos durante o exercício aeróbico. Arq Bras Endocrinol Metab¸ v.47¸ n.2¸ p. 135-143¸ 2003.
AUER¸ R. N. Progress review: hypoglycemic brain damage. Stroke¸ v. 17¸ n. 4¸ p. 699-708¸ 1986. 
DE COURTEN-MYERS¸ G.; HWANG¸ J. H.; DUNN¸ R. S.; MILLS¸ A. S.; HOLLAND¸ S. K.; WAGNER¸ K. R.; MYERS¸ R.E. Hypoglycemic brain injury: potentiation from respiratory depression and injury aggravation from hyperglycemic treatment overshoots. J Cereb Blood Flow Metab¸ v. 20¸ n. 1¸ p. 82-92¸ 2000.


22 agosto 2012

Recomendo

Oie pessoal!
Hoje eu vim fazer um post rapidinho de uma comprinha que eu fiz com a Patty Porto e que veio tudo certinho e rapidinho...
Adorei a compra e quem estiver procurando produtos da Victoria's Secret é só falar com ela, ótimos preços e rapidez na entrega. Flickr dela aqui Super confiável. 
Viciada nesses cheirinhos tão gostoso...


 
Meu cheirinho :)

Motivação - Qual é o tamanho do seu apetite pelo sucesso?

                   
Oie pessoal!
E aí Qual é o tamanho do seu apetite pelo sucesso?
Sucesso em tudo, nos treinos, no trabalho, nos estudos.
Você quer ser sucedido, né?  Então, há uma coisa nesse mundo que tem a habilidade de mudar a sua vida toda em um instante. Você sabe o que é isso? É a ação. O primeiro passo. Você apenas precisa tomar a decisão. Pergunte-se, daqui a 1 ano, daqui a 5 anos, o que você desejará ter feito hoje? O segredo de estar na frente nesse mundo é, primeiramente, iniciar algo. Você não pode deixar o medo ficar a frente dos seus sonhos. Você não pode pensar “Poxa, e se isso não der certo?”, se você acredita no processo e no resultado. O sucesso vai chegar a você. Ele vai! Você só precisar ter a vontade de ir até o fim, mas, primeiro, você precisa “pular de cabeça”. Pois o que começa um movimento, continua movimentando. O processo, por si só, alimenta o fogo. Você não pode cair na armadilha do medo. Medos são como ilusões. Ignore isso. Se sua paixão está presente você a toda velocidade e, não resta dúvidas, você será bom nisso! Por que o que faz alguém bom em algo? É a dedicação. O trabalho duro. E fazer isso com a direção e metodologia corretas. Então, de qualquer jeito, você será bom. Mas o que torna alguém profissional em algo? É o conceito de pegar aquela pequena idéia, aquela pequena decisão que você tomou, e executá-la levando o mais longe que sua imaginação pode levar. Dedicando cada respiração do seu corpo, para aquela causa. Vendo a grande imagem no fim da estrada, para ser absolutamente o melhor, e não se acomodar por motivo nenhum. Não é talento. Não é habilidade. Simplesmente se resume a “quanta fome você tem”, qual é a sua fome para o aperfeiçoamento? Qual é o tamanho do seu apetite pelo sucesso? O que você está disposto a fazer para alcançar seus sonhos? Os profissionais, os melhores no que eles fazem, eles não ligam para as opiniões de terceiros, eles não ligam para as dificuldades, eles não tiram dias de folga. Eles estão 100% preparando seu caminho em fazer o que eles fazem de melhor. Por que é tudo para um propósito muito maior do que qualquer faísca de felicidade que a gratificação imediata proporciona. Alcançar seus objetivos, isso é uma benção pura! Quanto maior as expectativas, quanto maior o objetivo, maior esse sentimento se amplifica. Então, qual é a diferença entre vocês e eles? Os profissionais, eles são aqueles que estão dispostos a bateram na porta da exaustão completa, todo santo dia. Então, vou definir exaustão para você: exaustão é aquele ponto onde é tão doloroso que você não consegue mais, que machuca tanto que você nem consegue pensar direito. É chegar nesse ponto, que faz você perceber que fez absolutamente tudo em seu poder, que não há mais nada que podia ter feito. Então, qual é a diferença entre eles e você?  O que você está fazendo neste presente momento? Pergunte-se isso: você está caminhando para mais perto de seus objetivos ou está se afastando deles? Você está batendo na porta da exaustão ou apenas está desconfortável? Sabe, estar desconfortável, não é exaustão. Estar desconfortável é sua mente desistindo antes do seu corpo. Estar desconfortável só diz que você quer tentar de novo. Alcançar a excelência acontece que quando você vai fazer alguma coisa que vai matá-lo, só pra fazer você melhor naquilo. Sabe, é mais fácil comprar ingressos para um jogo do que para se preparar para ele. É mais fácil passar tempo com seus amigos do que passar tempo com as escadas por 1 hora. É mais fácil dormir até tarde do que acordar pra fazer 100 tiros de corrida. É mais fácil ir a uma festa do que fazer agachamentos forçados. É mais fácil assistir atletas no sofá do que ser o cara atrás do troféu. Mas também é muito mais fácil de olhar para trás na sua vida e saber que você fez de tudo do que viver com arrependimentos. Não ter desperdiçado seu potencial do que ter deixado esse peso por seus ombros por uma vida toda. Ninguém nunca disse que ser bem sucedido seria fácil, mas, eu te falo uma coisa pode ter certeza de que vale a pena. Você é o seu próprio criador nesse mundo. E não existe “falha”. Você só precisa dizer para si mesmo “não foi desta vez. Não comigo, mas, eu vou tentar de novo e de novo e de novo, E vou olhar para a “falha” diretamente nos olhos e eu vou falar que estou disposto a fazer todo e qualquer esforço para alcançar meus objetivos. Por que sem esforço nunca haverá nenhum progresso. Tudo se resume a quanto você quer isso. Qual é o tamanho do seu apetite pelo sucesso? Você apenas quer ou você está morrendo de fome por isso? Continue no seu objetivo. Continue direcionado. Continue com fome. 

17 agosto 2012

Testei: Kit Microdermoabrasão Mary Kay

Oie pessoal!
Fiz uma comprinha da Mary kay com a fofa da Renata.
O kit Microdermoabrasão ele promete:
Resultados imediatos no combate às linhas finas de expressão, limpando os poros e deixando a pele mais lisa e suave, em apenas dois passos.
Passo1: Refinar- é um esfoliante com tecnologia avançada que imediatamente energiza a pele deixando-a mais radiante e saudável. Este creme contém microcristais de óxido de alumínio que beneficia a pele da seguinte forma:
* alimenta e nutre a pele através de um aumento da microcirculação interna. Isto traz o oxigênio para a superfície da pele, estimulando a circulação e proporcionando uma aparência saudável e radiante;
* reduz a aparência dos poros, pois efetivamente remove as células mortas que se formam naturalmente dentro e ao redor de cada poro.
Passo2: Restaurar- sua aplicação é imediatamente absorvida pela pele, que se torna instantaneamente mais suave. Este sérum nutritivo, na cor lilás, traz os seguintes benefícios:
* alimenta e nutre a superfície da pele com um exclusivo complexo do triplo chá Mary Kay;
* ajuda no processo de rejuvenescimento, com maravilhoso efeito restaurador;
* protege a pele da exposição ao meio ambiente;
* amacia e ajuda no processo de restaurar o equilíbrio da pele;
* prepara a pele para os próximos passos da sua rotina de cuidados com a pele.
E o que eu achei do kit:

Realmente cumpre o que diz, parece que você fez um peeling na pele, renovando tudo.
Simplesmente amei e recomendo se você ainda não tem, corra pq vale muito a pena ter esse kit em casa, já ia esquecendo de falar não pode ser usado diariamente, estou usando duas vezes por semana e já senti uma boa diferença na minha pele... Estou apaixonada pelos produtos Mary Kay!!!

13 agosto 2012

Creatina

Um vídeo muito bom do Fernando Marques falando sobre a tão famosa Creatina eu uso e recomendo.

08 agosto 2012

SORTEIO

Sim, isso mesmo sorteio, faz muito tempo que eu queria fazer um sorteio aqui no blog, e queria fazer algo bacana para agradecer ao meus 204 seguidores, agradecer as visitas diárias que mesmo sem muita frequência de post vocês ainda passam por aqui...  
Pensei em sortear várias coisas, como ultimamente meus post estão mais voltados para quem gosta de treinar, resolvi sortear uma botinha da nike, o único problema é que só tenho no número 35 disponível. Por isso meninas do pé pequeno se joguem no sorteio...

E para participar do sorteio é muito simples vc precisa morar no Brasil;
Precisa ser seguidora do blog;
E deixar um comentário com nome e email...
O sorteio será encerrado no dia 31/08
07 agosto 2012

SmamFitness

 Oie pessoal!
Meninas que curtem treinar assim como eu e adora caprichar nos looks, precisam conhecer a SmamFitness.
uma loja com a nossa cara e com tudo que a gente precisa para os nossos treinos.
Queria muito conhecer o cantinho da Trika e tive a oportunidade de ir lá nesse final de semana, fui muito bem atendida por ela que é uma simpatia e amei tudo, quero tudo que tem lá...


Me controlei bastante nas comprinhas, mais não podia sair de lá sem a minha regata SMAM!!!
E mais uma vez preciso da ajuda de vocês é que estou concorrendo um prêmio na fanpage, para ajudar é só clicar na minha foto... 
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=415054981865167&set=a.415048448532487.83589.103848912985777&type=1&theater



05 agosto 2012

Testei: Linha Ekos Cacau




Mudando um pouco de assunto, vou falar sobre meus cuidados com cabelos, testei o kit da linha Ekos Cacau da Natura.

O que a empresa diz sobre o produto:

Hidratação e proteção aos cabelos secos, danificados e agredidos, obtidos a partir de ativos de origem vegetais, extraídos de forma orgânica e sustentável. Cabelos deliciosamente perfumados, proteção para cabelos secos, danificados e agredidos, formação de filme protetor contra danos causados pelos agentes externos. Além de proporcionar maciez e brilho.

O que eu achei:
Gostei bastante da linha cumpre o que a empresa diz, fiquei ainda mais impressionada com o condicionador que parece uma máscara de tão consistente que ele é, adorei e recomendo.



Suplementação

Olá pessoal!
Estou devendo um post sobre meus suplementos atuais.
Whey, BCAA, Glutamina, Caseína e Creatina que sempre uso e recomendo para quem deseja ganhar massa muscular.
E para ajudar adicionei alguns outros produtos no dia a dia.
Como:
Glyco Waxy Maize > para usar como carboidrato no pós treino no lugar da dextrose.

Óleo de Primula > Omega-6; Ácido graxo que é naturalmente rico na planta de Prímula, que auxiliam no combate da TPM (tensão pré-menstrual)

Calcium Magnesium Zinc 

Cálcio: mantém a integridade do interior das células e participa no processo de controle da pressão arterial. É essencial na formação e manutenção da saúde dos dentes e ossos. Está presente nos processos de contração muscular e coagulação sangüínea.
Os sintomas de sua deficiência são: palpitação do coração, aumento da pressão sangüínea, fragilidade óssea, enfraquecimento dos dentes, dores nas costas e pernas. Além disso, a falta do mineral pode causar a osteoporose e o raquitismo, ambas caracterizadas pela deformação de ossos e fraturas.


Magnésio: ajuda a eliminar substâncias estranhas ao organismo, forma as células do pulmão e dos tecidos nervosos. Necessário no metabolismo dos carboidratos, proteínas e gorduras para a produção de energia. Possui importante função fisiológica no controle da hipertensão, ajuda a regular o pH do sangue e é vital à atividade de várias enzimas.
Os principais sintomas de sua carência são tremores, alteração de humor, fadiga, insônia, contrações musculares e desorientação mental. Além disso, sua deficiência interfere na transmissão de impulsos nervosos e na fisiologia da célula muscular, causando irritabilidade e ansiedade.


Zinco: ajuda a regular as atividades do sistema imunológico, do crescimento celular e atua no processo de cicatrização de feridas. É necessário na absorção de vitaminas do complexo B.
A carência do mineral pode causar: acne, prejuízos nos sentidos de olfato e paladar, baixa imunidade, depressão, problemas de pele, cabelo e unhas e anorexia.


Collagen > Colágeno  principal função consiste em manter a forma e impedir a deformação dos tecidos.
O colágeno é importante, pois faz parte da composição de órgãos de sustentação como a pele, os ossos, tendões e cartilagens.Lean > Óleo de Cartamo para ajudar a queimar as gorduras indesejáveis
Foco Total...